A tristeza do aumento global do suicídio em jovens

O aumento do suicídio de jovens nos entristece, e mobiliza para que possamos fazer algo para conter tal desastre. Porque pessoas no início da vida tem desistido da mesma? A imagem da adolescência como um período de alegria se desfaz. O suicídio é um ato complexo, presente em todas as sociedades e por todos os tempos. Vários fatores estão implícitos na determinação do ato final.

O desejo da morte assim pode ter diferentes significados, desde aqueles que padecem de sofrimentos e dores por doenças terminais, sem perspectivas, ao ato heroico, através do qual uma pessoa abre mão de sua vida para salvar outros. Em todas as ocasiões, o momento, assim como a história de vida são importantes, além das características pessoais de personalidade, temperamento e impulsividade.

Entre os vários fatores de risco, a presença de doença mental é o mais forte preditor do suicídio. A depressão, nas suas formas unipolar e bipolar, as psicoses, as dependências de substâncias são as mais implicadas no suicídio.

Nem todos aqueles com estes quadros vão se matar. A grande maioria pensa no suicídio, e na morte (ideação suicida), um número menor planeja sua morte (planejamento suicida) e um grupo menor tenta contra a própria vida. Alguns conseguem.
O número de adolescentes que se matam tem aumentado. O aumento é real e não um artefato de estatística. O que estaria implicado nesta situação? Ainda nada se pode afirmar, mas com certeza estes jovens estão mais doentes. Existe também um aumento da prevalência de doença mental e de uso de drogas. Podemos inferir que existe um maior acesso as drogas e ao álcool, substâncias sabidamente maléficas, para um organismo e uma mente em formação. Ainda a falta de capacidade de inibir seus impulsos, característica da faixa etária, quando as regiões cerebrais, relacionadas a esta inibição estão se desenvolvimento, pode ser potencializada, por uma falta de limites, que deveria ser ensinado através de suas famílias, escolas e comunidade.

Com certeza estes fatores estão ligados ao aumento de suicídio em jovens que foram criados sem limites, sem aprendizado da tolerância a frustração, inábeis para lidar com as dificuldades da vida em sociedade, onde a realidade é bem mais dura que a realidade cor de rosa, de algumas casas e colégios. Fatores de risco para a doença mental, dependência e suicídio. Tudo isto são especulações, que devem ser pesquisados. De qualquer maneira precisamos pensar, estudar e antes de tudo agir para reverter a tristeza de vermos nossos jovens morrerem desta forma.

joven suicidio

Autor: Dr Marcelo Feijó de Mello: Médico psiquiatra,  professor adjunto do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP.  PROVE/UNIFESP

Fonte: https://www.facebook.com/prove.unifesp/posts/1226999180732299:0

« Voltar

DESTAQUES

Deixe o seu comentário