Três em cada dez paulistanos sofrem de transtorno mental, diz pesquisa

Mulheres são as que mais sofrem.
Entrevista foi feita com população de 24 países.

Três em cada dez habitantes da capital paulista apresentam algum transtorno mental, como mostra uma pesquisa coordenada por pela  Dra Laura Helena Andrade, do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas de São Paulo. A entrevista foi construída em um instituto de Michigan, nos Estados Unidos, especializado em pesquisas sociológicas, e aplicada em 24 países.

A pesquisa durou cinco anos, de 2004 a 2009, e ouviu 5.037 pessoas da região metropolitana de São Paulo.

O número de casos de ansiedade, que inclui síndrome do pânico, e todos os tipos de fobia, atinge quase 20% dos entrevistados paulistanos. Nos casos de transtornos de conduta, ataque de raiva, déficit de atenção e hiperatividade,  os estudos indicam 4,2% na Grande São Paulo.

A gente está falando de um transtorno ativo. No momento em que a gente está entrevistando a pessoa, ela está acometida daquele problema. Só um terço dessas pessoas tiveram algum tipo de tratamento. Então elas estão desassistidas”, explica a coordenadora da pesquisa.

As pessoas mais atingidas pelos transtornos mentais são as mulheres, pessoas que vivem algum tipo de isolamento, ou que moram em regiões da cidade com os mais altos índices de privação social.

A pesquisa confirma dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que no Brasil e nos países desenvolvidos a primeira causa de incapacitação para o trabalho e de morte precoce é a depressão.

Fonte:  http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/03/tres-em-cada-dez-paulistanos-sofre-de-transtorno-mental-diz-pesquisa.html

« Voltar

DESTAQUES

2018-02-02T17:44:10+00:00 23 de agosto de 2012|Categorias: Blog, Sem categoria|2 Comentários

2 Comentários

  1. Daniel 27 de setembro de 2012 às 10:32 - Responder

    Bom dia.
    Tenho 37 anos, em 2004 tive uma taquicardia quando estava dormindo juntamente com grande ansiedade e pânico de morrer, pois parecia um ataque cardíaco, fui ao psiquiatra que me diagnosticou TOC e falou assim: Você vai ter que tomar fluoxetina 20mg e rivotril 2mg durante 1 ano, já passei por 4 médicos e nenhum deles procura diagnosticar o que tenho realmente, gostaria que vcs me indicassem um médico aqui em Brasília-DF, me ajudem por favor!!!!!!!!!!!!!!!

    • Equipe Abrata 27 de setembro de 2012 às 14:31 - Responder

      Daniel
      Boa tarde!
      Obrigada pelo seu contato com a Abrata.
      Em Brasília, lhe indicamos o Grupo Apta, que funciona, aos sábados, às 14h30, na Universidade de Brasília – Faculdade de Medicina e Saúde
      Email: apta.apta@gmail.com – Fones: 3107-1978.
      Abraços.
      Equipe Abrata

Deixe o seu comentário